top of page
Apresentação das Autoestradas do Douro Litoral
Quem Somos

As nossas autoestradas 

 Oferecem mais tempo livre

Evitam o tráfego habitual

Eliminam dores de cabeça

highway during daytime_edited_edited.jpg

nas suas deslocações de ou para o Porto ou nos seus trajetos Norte ou Sul

A AEDL - Autoestradas do Douro Litoral, S.A. (AEDL) é a concessionária do contrato de concessão celebrado com o Estado Português em dezembro 2007.
 
O acordo é válido por um período de 27 anos, até dezembro de 2034, tendo por objeto a conceção, projeto, construção, aumento do número de vias, financiamento, conservação e exploração de três autoestradas portajadas: A32, A41 e A43.

As autoestradas da AEDL estão localizadas na região norte de Portugal, nos distritos do Porto e Aveiro, e situam-se quase na sua totalidade na Área Metropolitana do Porto. No entanto, a sua área de influência alarga-se para sul até Coimbra, para norte até Braga, e para leste até Vila Real, beneficiando das suas ligações de rede com outras autoestradas.

As três autoestradas da AEDL, abertas ao tráfego em 2011, têm uma extensão total de 73,3 Km repartidos da seguinte forma:

  • A32/IC2 – Oliveira de Azeméis / IP1 (S. Lourenço): 32,6 km, inaugurado em outubro de 2011;

  • A41/IC24 ‐ Picoto (IC2) / Nó da Ermida (IC25): 32,8 km, inaugurado em abril de 2011; e

  • A43/IC29 ‐ Gondomar / Aguiar de Sousa (IC24): 7,9 km, inaugurado em abril de 2011.

A autoestrada A41 faz parte da Circular Regional Exterior do Porto (CREP), enquanto a A32 e A43 funcionam como autoestradas radiais, proporcionando ligações de alta capacidade entre a Área Metropolitana do Porto e os territórios limítrofes.

Integra igualmente o objeto da Concessão do Douro Litoral, para efeitos de exploração e manutenção, sem cobrança de portagem aos utentes, o lanço A41/IC24 - Espinho (IC1) / Picoto (IC2), troço construído pelo Estado Português e integrado na Concessão do Douro Litoral desde o seu início.

Sustentabilidade

A AEDL - Autoestradas do Douro Litoral está profundamente empenhada em contribuir para um futuro mais sustentável, fazendo significativos investimentos no desempenho da sua actividade.

Neste sentido, a AEDL aderiu, no início de 2024, à UN Global Compact, a maior iniciativa de sustentabilidade empresarial do mundo, da responsabilidade das Nações Unidas, que visa sensibilizar as empresas para desenvolverem a sua actividade de forma responsável, alinhando estratégias e operações com os princípios universais dos direitos humanos, trabalho, ambiente e combate à corrupção, que resultam na Declaração dos 10 Princípios.
UN Global Compact logo.png
ten-principles-UN.jpg

Conheça outras iniciativas sustentáveis

bottom of page