Eventos
> Seguindo pela A32
FESTA DAS FOGACEIRAS
A Festa das Fogaceiras é a mais emblemática festividade do concelho de Santa Maria da Feira, marcada pela devoção do povo das Terras de Santa Maria. Esta festa teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de proteção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado Fogaça.
S. Sebastião, que segundo a lenda padeceu de todos os sofrimentos aquando do seu martírio em nome da fé cristã, tornou-se, assim, o santo protetor de todo o condado da Feira.
No cumprimento do voto, os ofertantes incorporavam-se numa procissão que saía do Paço dos Condes (Castelo) e seguia pela Igreja do Convento do Espírito Santo (Loios), onde eram benzidas as Fogaças, divididas em fatias, posteriormente repartidas pelo povo. Assim nasceu a Festa das Fogaceiras.
Cumprida em cada dia 20 de janeiro, esta promessa constitui uma referência histórica e cultural para as Terras de Santa Maria.
Saiba mais aqui.
> Seguindo pela A41
FEIRA DAS COLHEITAS
Quem viaja pela A41 e passa por Arouca encontra motivos para grande diversão. Todos os anos, em setembro, Arouca sai à rua para comemorar a mais emblemática das suas festas: a Feira das Colheitas.
Por estes dias, o centro da vila enche-se de vida com feiras, concertos, exposições e folclore. À mesa saboreiam-se iguarias como a raça arouquesa, os doces conventuais e regionais.
Saiba mais aqui.
> Seguindo pela A43
FESTA DAS NOZES
Se viajar pela A43 passe por Gondomar e vai ter muitos motivos para uma estadia animada, fruto das manifestações populares que se distribuem por todos os meses do ano.
Há mais de 300 anos, acontece, em outubro a mais importante manifestação popular do Concelho, denominada por Romaria de Nossa Senhora do Rosário, São Cosme e São Damião, que decorre na freguesia de Gondomar (S. Cosme). Do ponto de vista profano é também conhecida por “Festa das Nozes”.
Saiba mais aqui.