top of page
Museus
museu A32
> Seguindo pela A32
CASA-MUSEU
FERREIRA DE CASTRO
Na viagem pela A32 até Oliveira de Azeméis pode visitar a Casa-Museu Ferreira de Castro. Datada de meados do Séc. XIX, trata-se da antiga casa do escritor José Maria Ferreira de Castro autor de livros como "A Selva" e a "Volta ao Mundo".
O museu reúne livros, manuscritos e objetos pessoais do escritor, inclusive os sapatos e a mala que o acompanharam na viagem à volta do mundo, em 1939, que deu origem ao livro.
A Casa-Museu tem dois pisos, no primeiro encontram-se a adega onde estão expostos alguns utensílios agrícolas da época, como o lagar, a prensa, uma salgadeira e seis pipos. O segundo piso é constituído por 4 divisões: a cozinha, a sala, o quarto da mãe do escritor e o quarto de infância de Ferreira de Castro. No exterior da casa conservam-se, por vontade expressa do escritor, o quintal e o pinhal com as árvores existentes ou, em sua substituição, outras da mesma espécie.
Saiba mais aqui.
GALERIA TOMÁS
DA COSTA
Viaje pela A32 até Oliveira de Azeméis e se gosta de arte pode apreciar várias exposições na Galeria Tomás da Costa. O espaço cultural está localizado em plena Praça da Cidade e divulga coleções de obras de arte de artistas nacionais e locais.
Encontra-se aberto de segunda a domingo, no período de 1 de abril a 31 de outubro, e de terça a quinta-feira, no período de 1 de novembro a 31 de março.
Tomás da Costa nasceu no concelho de Oliveira de Azeméis em 1860 e foi um escultor de renome tendo a sua reputação atingido o auge quando criou a estátua de homenagem ao 4º Centenário do Infante D. Henrique. Mais tarde, projetou a estátua do Marechal de Saldanha e a notoriedade levou a que a Rainha D. Amélia o escolhesse para esculpir o busto.
Saiba mais aqui.
> Seguindo pela A41
museuA41
MUSEU MUNICIPAL
AMADEU DE
SOUZA-CARDOZO
Utilize a A41 e faça uma paragem em Amarante para visitar o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, instalado no Convento Dominicano de São Gonçalo, foi fundado em 1947, por Albano Sardoeira, visando reunir materiais respeitantes à história local e lembrar artistas e escritores nascidos em Amarante, como Ilídio Sardoeira, António Carneiro, Amadeo de Souza-Cardoso ou Agustina Bessa Luís. Aqui pode encontrar-se obras de Arte Portuguesa Moderna e Contemporânea, nomeadamente a pintura e a escultura.
Saiba mais aqui.
MUSEU MUNICIPAL
DE ESPINHO
Quando viajar pela A41 e passar por Espinho pode visitar o Museu Municipal. Inaugurado em junho de 2009, o edifício está localizado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), antiga Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & Companhia.
Integra três exposições permanentes: fábrica de conservas, arte xávega e bairro piscatório/operário. Dispõe ainda de uma galeria de exposições temporárias, um centro de documentação e investigação em história local e um serviço educativo.
Saiba mais aqui.
> Seguindo pela A43
museuA43
MUSEU MUNICIPAL
DE VALONGO
Na sua viagem pela A43, se fizer uma paragem em Valongo, pode aproveitar para visitar o Museu Municipal. Encontra-se instalado num edifício mandado construir por Bernardo Martins da Nova, no início do séc. XIX, ao qual foi acrescentada a capela de S. Bruno em 1825. Tornou-se a sede da Câmara Municipal, mas pelo seu valor histórico e arquitetónico, o edifício foi remodelado e é desde 2001 o Museu Municipal.
Aqui encontra um espólio variado no qual se destaca a panificação, mineração da lousa, transformação do linho, arte sacra, pintura, brinquedos de chapa e madeira, trajos de Bugios e Mourisqueiros, Sala de Sessões da antiga casa do Município.
Saiba mais aqui.
bottom of page